As histórias de Gilberto Freyre

por Analou  para Página da Cultura


Sobrados e Mucambos escrito por Gilberto Freyre é um dos livros favoritos da escritora e nossa colaboradora Mary Del Priore.

Neste livro o autor analisa “a decadência do patriarquismo do Brasil rural, ocorrida no século XIX. O título é uma referência aos antigos aristocratas, que, com o declínio do regime escravocrata brasileiro, tiveram que se mudar da casa-grande para sobrados em áreas urbanas. Por conseguinte, os ex-escravos também deixaram as senzalas para morarem em casebres de palha e barro em bairros pobres de áreas urbanas.”

Fonte Wikipédia

Freyre, que era sociólogo, antropólogo, escritor e historiador,  nasceu em Recife no ano de 1900 e morreu em 1987 aos 87 anos. Ficou conhecido primeiramente por sua obra Casa Grande Senzala, que como próprio subtítulo diz retrata a formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal.

Também escreveu sobre o vestuário brasileiro a partir do século XIX em seu livro “Modos de Homem & Modas de Mulher” que foi lançado no Brasil em 2009.

Para saber um pouquinho mais sobre o autor e sua última obra publicada assista ao vídeo abaixo, exibido em julho de 2010 (Programa Entrelinhas). Vale a pena o clique!

Para ver o vídeo clique aqui

 




*nome

*e-mail

site ou blog

comente a postagem :: tentativas de contato por comentário serão bloqueadas