Claudia Matarazzo – Prepare a casa para os jogos

Claudia Matarazzo
Revista Metropole
Publicada em 27/6/2010

Mesmo que você não seja da turma que detesta jogos, pode ser que simplesmente não seja uma pessoa muito ligada nesse tipo de acontecimento. Pois, se quiser participar de verdade e, mesmo sem ser craque em futebol, não fazer feio ao receber amigos para assistir às partidas, é bom se atentar para alguns detalhes.

Uma vez inteirada das datas e horários dos jogos, convide todos para chegar uma hora antes. Afinal, faz parte da farra comentar, organizar bolão, preparar petiscos… E assim todos podem estar a postos para o apito inicial.

Prepare a casa e, principalmente, certifique-se de que há espaço para que todos se acomodem – sentados ou esparramados pelo chão –, porém, confortavelmente. Uma amiga que não tinha muito espaço para sentar as visitas os investiu, comprou poltronas plásticas daquelas empilháveis e resolveu lindamente o problema. Em dia de jogo, ela trazia para a sala e todos se acomodavam bem.

Isso significa com espaço para apoiar os braços (daí ser importante o modelo poltrona e não cadeiras), esticar pernas, colocar cinzeiros e copos. E, falando em cinzeiros: sim, você vai ter que liberar o cigarro para os amigos fumantes que não vão aguentar 45 minutos de ansiedade sem fumar etc. Abra as janelas e limpe os cinzeiros com frequência. Lembre-se que está fazendo um ato de caridade.

Se for o caso, retire alguns objetos pequenos de mesas e estantes: os amigos chegam com celulares, usam pratinhos com os petiscos e sempre há os amuletos, bandeirinhas etc…

Resolvido o problema da acomodação prepare as coisas na cozinha para que aconteçam em um timing perfeito, ou seja, se servir algo mais consistente, como uma refeição leve ou pratos quentes, providencie para que seja algo de forno que possa simplesmente colocar para esquentar, sem se ausentar muito tempo da sala. Se for apenas um café, que seja servido assim que começar o intervalo – e não a poucos minutos do reinício da partida, quando todos estão novamente tensos.

É claro que comer em frente à TV é um dos supremos luxos de um espectador de Copa do Mundo. Assim, providencie bandejas ou apoios para facilitar. Jarras de água, bebida e gelo devem ser colocados estrategicamente em um aparador ou em pequenas mesas laterais para que cada um se sirva e você não fique preocupada com isso.

Por falar em preocupação: esqueça a eventual sujeira de pratos, migalhas no tapete etc. E a neura de deixar tudo em ordem. Em dia de futebol esse tipo de problema simplesmente não tem a menor importância. E depois, se tudo correr bem, é claro que todos vão ter o maior prazer em ajudar a dar uma geral. Já se a gente não ganhar… Não vamos nem pensar nessa possibilidade, certo?




*nome

*e-mail

site ou blog

comente a postagem :: tentativas de contato por comentário serão bloqueadas