O que é leitura crítica?

Você começou a escrever há pouco tempo, ou já escreve há muito tempo, mas ainda não está seguro, ou mudou de estilo? Abandonou o ensaio e decidiu se dedicar à ficção? Continua com dúvidas sobre sua técnica narrativa? Não sabe se está claro para o leitor que certa personagem, apesar de falar muito, é tímida e medrosa? Sente-se inseguro em relação ao narrador em segunda pessoa de sua obra? Gostaria que alguém pudesse detectar em que ponto seu texto se torna chato e arrastado?

Você se inclui em algum desses casos? Ainda pode ser que você já tenha tem enviado muitos textos inéditos para editoras e a resposta é sempre a mesma negativa, sem nada que indique um caminho, ou sugira uma mudança, ou explique suas qualidades e seus defeitos? Seus amigos, sua namorada, seu marido, sua família, sua amante – ou até mesmo seus inimigos – já evitam conversar sobre livros com você, porque temem outro pedido para ler sua mais recente obra-prima?

Se você não tem certeza de que seu texto está como deseja, se não tem clareza de suas qualidades, ou sabe que algo não está bom, mas não localiza o cerne do problema, a Página da Cultura lhe sugere viver a experiência de leitura de profissionais do mercado editorial. Assim, sem que haja nenhuma relação ou vínculo com o agenciamento de autores, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o seu próprio texto e saber por quais caminhos poderá seguir.

A Página da Cultura tem parceria com um grupo de excelentes leitores críticos especializados nos mais diversos nichos do mercado editorial. Se você deseja submeter sua obra à leitura crítica, entre em contato pelo e-mail abaeterno@abaeterno.com.br.