13. Assessoria de imprensa ou de comunicação é a mesma coisa?

Não é a mesma coisa, mas uma pode abraçar a outra. No caso da Parceria 6, praticamos assessoria de comunicação. O objetivo desta ferramenta é divulgar para veículos de imprensa os produtos de nossos clientes – no caso, livros e editoras, respectivamente – a fim de influenciá-los para que se decidam em dar nota, resenha ou matéria sobre o produto. Até aqui isso é assessoria de imprensa. Quando passamos a disponibilizar o cliente como fonte para assuntos relacionados a sua atuação, começar a acontecer a assessoria de comunicação. Pois uma das principais metas de uma assessoria de comunicação é promover relacionamento harmônico e de credibilidade entre o jornalista e o cliente (no caso, a editora, na pessoa do diretor ou editor, variando este critério a cada caso). A partir deste relacionamento, tanto a fidelização da marca do cliente quanto de seus produtos pode acontecer como conseqüência. E, claro, este relacionamento entre cliente e jornalista contribui cada fez mais na melhor receptividade do produto quando o assessor sugerir uma pauta ao jornalista. Mas atenção: não garante. A partir disso, a atuação do assessor será determinante. Outro foco de atuação da assessoria de comunicação é abrir/criar oportunidades para que seu cliente escreva artigos sobre temas relacionados aos seus livros. Importante destacar aqui que, mesmo que o cliente seja uma editora, muitas vezes os autores de seus livros recebem este tratamento. Por exemplo: em determinada editoria, a assessoria de comunicação oferece ao jornalista artigo de determinado escritor sobre assunto de interesse de um jornal que coincida com o tema de sua obra. E batalha para que tanto o crédito do livro do autor em questão quanto o da editora constem do artigo.

Sugestão da Página da Cultura: Parceria 6 Assessoria de Comunicação

Gostei do post! Andei pesquisando bastante sobre as duas e achei o site da Spindler – http://www.spindler.com.br – que me ajudou a esclarecer várias dúvidas sobre assessoria de imprensa, relacionamento com a mídia, etc. Pra quem também tiver dúvidas, recomendo dar uma olhada em sites de empresas reais, o da Spindler que botei aqui, tem várias explicações sobre diferentes áreas desse trabalho, super útil! beijos

*nome

site ou blog