6. Se o agente literário não garante a venda da minha obra para uma editora, porque tenho de pagar a leitura crítica da minha obra?

Sua obra precisa ser lida. A leitura crítica é um ótimo referencial elaborado por um profissional do mercado editorial. Ela lhe indicará caminhos e lhe dará ferramentas para que você elimine lacunas, solucione equívocos e deixe sua obra muito mais apurada. Após este trabalho, você se sentirá mais seguro para oferecer seu trabalho ao mercado editorial, seja a uma editora ou a uma agência literária.

Antigamente, as editoras e agências submetiam todos os originais recebidos a um parecer (leitura crítica). Contudo, agora, devido aos métodos contemporâneos de trabalho, ao alto investimento versus o pequeno índice de bons resultados e à profissionalização do mercado editorial, essas empresas editoriais priorizam suas apostas em títulos que sejam sucessos garantidos; isto é, elas desejam receber uma obra pronta e bem acabada, eliminando o tempo e o desgaste necessário ao trabalho de lapidação e aperfeiçoamento de um texto.

A leitura garante que o autor tenha uma avaliação por escrito, que destaque pontos fortes e frágeis de sua produção. Diferentemente da avaliação feita por amigos, a leitura crítica pode fornecer elementos importantes para que o autor aprimore seu texto e, com isso, venha a ser editado, agenciado ou até repense os caminhos de sua produção textual.

Por isso, a Página da Cultura lhe sugere viver a experiência de leitura de profissionais do mercado editorial. Assim, sem que haja nenhuma relação ou vínculo com o agenciamento de autores, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o seu próprio texto e saber por quais caminhos poderá seguir.

A Página da Cultura tem parceria com um grupo de excelentes leitores críticos especializados nos mais diversos nichos do mercado editorial. Se você deseja submeter sua obra à leitura crítica, entre em contato pelo e-mail abaeterno@abaeterno.com.br.

← Voltar




3 ago 2012, 6:17pm
by Emanuelle Fiorese Garcia


Boa tarde!
Minha obra venceu o concurso de literatura Infanto Juvenil da Secretaria de Cultura do Espírito Santo, o título da obra é POR TRÁS DO ESPELHO, posso encaminhá-la para uma agência literária ou também é necessário antes passar por uma leitura crítica? Fizeram parte da comissão julgadora( curadores) Fabiano Moraes, Maria Tereza Gonçalves e Roberto Carlos Ramos.

Atenciosamente,

3 set 2012, 3:17pm
by analou


Olá Emmanuelle, boa tarde!

Ficamos felizes em saber que o seu livro já é reconhecido e recebeu diversos prêmios!
Contudo, o seu livro já passou por uma leitura crítica