Eternamente Werther!

por Ana Lou para Página da Cultura

O famoso escritor alemão Joham Wolfang von Goethe nasceu no dia 28 de agosto de 1749 e aos 25 anos publicou seu primeiro romance intitulado como “Os Sofrimentos do jovem Werther”.

A obra que alcançou na Europa e no mundo inúmeros leitores é um dos livros favoritos do nosso autor e colaborador Luis Antônio Giron.

Neste livro o autor conta a história do jovem Werther que através das cartas que escreve para seus familiares e amigos, em especial para Wilheim que não sabemos ao certo qual o grau de parentesco com o personagem principal, discorre sobre suas impressões e percepções sobre a vida no campo,  a vida dos camponeses que ao contrário da sua classe, a burguesia, sabem apreciar as coisas simples da vida, seu apreço pela natureza que o permite refletir livremente sobre a poesia e o amor: em especial pelo que nutre pela jovem Charlotte, que embora noiva de Albert lhe causa um grande apreço.

A partir das constantes visitas que Werther o faz, ambos passam a construir uma bela amizade que se fortalece, principalmente pelo apreço que ambos nutrem por crianças.

A cada encontro o jovem se apaixona mais e mais pela delicadeza  da jovem Lotte que assim como ele aprecia boas reflexões e que cuida amorosamente dos seus seis pequenos irmãos que adoram Werther.

E como ele enxerga a vida e esses encontros  com extrema subjetividade em um primeiro momento decide se afastar do seu grande amor ocupando seu tempo trabalhando como assistente de um embaixador, porém sua aversão a nobreza o leva ao afastamento do cargo e mais uma vez próximo a Lotte.

Porém, como a moça deixa claro que não poderá corresponder o seu amor pois ama Albert, Werther se suicida para se livrar da imensa angústia que assola a sua vida.

O livro, por esse motivo inclusive levou diversos jovens em pleno século XVIII a repetir o mesmo feito aumentando significativamente o número de mortes por suicídio no período.

Não há dúvida que Goethe se superou ao escrever esse livro e esperamos que caso você ainda não o tenha lido que ele supere suas expectativas também. Boa leitura!




*nome

*e-mail

site ou blog

comente a postagem :: tentativas de contato por comentário serão bloqueadas