17 out 2011
Dicas 2 comentários

Livro sem revisão? Não!

por Ana Lou para Página da Cultura

Muitos leitores deixam passar! Apenas anotam o nome da editora, do revisor e do autor para nunca mais cometer o mesmo “erro”.

Agora respira um pouco e pensa comigo: vale a pena ver que um livro contém erros sejam palavras  escritas de forma errada, uma vírgula em um lugar equivocado e não fazer nada apenas boicotar o tripé mencionado acima?

Honestamente, acho que não! O melhor seria você anotar todos os erros encontrados no decorrer da leitura e enviar um e-mail para editora informando o ocorrido, pois com essa atitude você estará dizendo que domina a norma culta da língua, que é um leitor atento e que está disposto a não comprar mais nenhum livro da editora caso ela persista no mesmo erro.

Se tiver um blog também acho válido falar sobre os problemas do livro, mas com toda educação do mundo. Afinal, erro de revisão ou tradução não costuma ser um erro fácil de corrigir e não há dúvida que todos exemplares do mesmo livro apresentem o mesmo erro.

Normalmente a editora irá te oferecer outro título para que você veja que foi um caso específico. Neste caso, aceite! Mas, exija que quando o livro com erros for reeditado que você receba um novo exemplar!

Afinal, tem muito editor que subestima o leitor e apresenta para ele cada coisa…




Costumava fazer exatamente isso. Entrava em contato com a editora, passava os erros (ou alguns deles), o nome da obra (claro!). Aí comecei a perceber que eu estava pagando para trabalhar pras editoras. Porque não davam a menor importância ao assunto e ainda usavam minhas informações para corrigir a obra. Difícil, viu? Há 30 anos no mercado (editorial e publicitário), trabalhando com o maior cuidado… Poucas editoras têm esse zelo.

É uma pena que um assunto tão sério não seja levado a sério por muitas editoras… Mas, o importante é que dentro de nossas possibilidades estamos tentando fazer o nosso melhor!
Obrigada pelo comentário!
Forte abraço!

*nome

*e-mail

site ou blog

comente a postagem :: tentativas de contato por comentário serão bloqueadas