Mato com cachorro – Mary del Priore

Fundação Biblioteca Nacional
A evolução das sociedades e os animais

Revista de História promove debate sobre a Civilização dos Bichos

A história da Civilização dos Bichos é o tema do próximo debate promovido pela Revista de História da Biblioteca Nacional. O encontro será no dia 09 de setembro, às 16h, no auditório da Biblioteca Nacional. O assunto é destaque também nas páginas da edição do mês da revista.

A professora da Universidade Salgado de Oliveira, Mary Del Priore, autora do artigo “Mato com cachorro” vai abordar a importância dos animais na colonização do Brasil, na qual os bichos se integravam ao cotidiano das pessoas exercendo funções de guardiões ou auxiliares no trabalho. Ela vai explicar também que a percepção dos homens sobre maldade e bondade de determinados animais tem origem na utilidade que os mesmos representavam para a sociedade.

Já a pesquisadora do Arquivo Nacional, Cláudia Heynemann, autora do artigo “Entre lobos e cordeiros” vai comentar que a relação entre o homem e a natureza dependeu de crenças, visões científicas e filosóficas, e da cultura das diferentes sociedades. O lugar que os animais selvagens ou de estimação ocuparam fornece um caminho para compreensão da história humana e a definição dos espaços sociais ao longo da História.

No evento, com mediação do pesquisador da equipe da RHBN, Marcello Scarrone, serão distribuídos certificados de participação que poderão ser utilizados pelos alunos como horas de atividades complementares em suas universidades. E ao fim do encontro, será sorteada uma assinatura da RHBN com a duração de um ano.

A série de debates tem, ainda, transmissão em tempo real, via Internet, no site www.institutoembratel.org.br, através do link TV PontoCom. A Fundação Biblioteca Nacional está localizada na Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro (acesso pelo jardim).




*nome

*e-mail

site ou blog

comente a postagem :: tentativas de contato por comentário serão bloqueadas