Valores essencias para educação do seu filho

por AnaLou para Página da Cultura

Quando paramos para pensar na educação dos nossos filhos muitas vezes nos perguntamos: O que é essencial tranmistir para eles? Quais são os valores primordiais para educação de uma criança?

Para a psicóloga e nossa colaboradora Dora Lorch “Essencial é a vida (portanto, todas as formas de prevenção), o respeito á integridade de qualquer pessoa, seja criança, jovem, adulto ou idoso, o que vamos construir para o futuro (aqui entra o senso de responsabilidade, de construção, de dever) e tudo o que não nos deixe doentes )percepção das necessidades básicas de cada um e da comunidade). Para os religiosos, o essencial também é Deus.

Dessa maneira, transar sem camisinha não pode, porque há sempre o risco de contrair doenças venéreas, o de uma gravidez indesejada e até o de morte. Não é permitido beber se formos dirigir, porque, além do mal que o álcool faz, há a possibilidade de machucarmos  alguém e nós mesmos. Não se deve desrespeitar os pais ou familiares, porque na vida temos de obedecer a hierarquias e autoridades. É preciso tomar vacina, ir ao médico, ao dentista, vestir roupas quentes no frio, tomar banho, escovar os dentes…”

Logo, observamos que o essencial é transmitir valores que o auxiliem a conviver consigo mesmo e com a sociedade que o permeia.

Em seu livro “Superdicas para educar bem seu filho”, a ecritora Dora Lorch diz: “Sua postura como educador é que vai mostrar que a vida é feita de pequenos passos. Estes, somados, transformam-se em viagens incríveis.

Para saber mais, clique aqui!

Boa Leitura!




*nome

*e-mail

site ou blog

comente a postagem :: tentativas de contato por comentário serão bloqueadas